sábado, 27 de agosto de 2011

Day 09: Saddest book you’ve ever read



"A Dor" é o relato da participação de Marguerite Duras na Segunda Guerra Mundial como militante da Resistência e do Partido Comunista Francês. A autora conta sobre seu amor por um prisioneiro num campo de concentração e outras estórias como a da mulher de um prisioneiro que tem um relacionamento com o agente da Gestapo que o prendeu e a da jovem militante que pela primeira vez interroga sob tortura um delator.


Preciso reler, porque ficaram poucas lembranças; as mais marcantes são da personagem que aguarda o fim da guerra e o retorno do marido, sem qualquer esperança de que ele realmente volte. Quando acontece, ele está num estado tão lastimável que se comporta como um animal triste, com uma fome que não pode ser saciada, porque senão adoeceria. A existência dói para todos. O que se salvou, por tudo o que viu e sentiu; a que esteve longe, por ter deixado de amar, por ter vivido um luto, por não ter mais amor.

3 comentários:

Luciana Nepomuceno disse...

Assim não dá, você vai "gastando" todos os meus queridos...Duras é uma escritora incrível e sabe tocar minhas faltas e dores com absoluta precisão.

Rubão disse...

Tina, gostei da série. Ela se encaixaria melhor com dona Meg, que já leu muito mais do que eu, mas vou tentar fazer duma vez só lá no blog - quando sobrar tempo.

Nao me lembro agora, mas na listinha nao teria um tópico "Um livro que não li e não gostei"? Acrescente-mo-lo.

Vivien Morgato : disse...

Se a dica é sua, é quente.