terça-feira, 6 de setembro de 2011

Day 19: Favorite nonfiction book



Não sou uma pessoa de biografias. Cristiane F. tem passagens marcantes, como a morte da Babs; Chatô, O Rei do Brasil, é obrigatório pra quem é da minha área, mas não somente por isso, e talvez seja o melhor da categoria que já li; Olga é emocionante, mas não tanto quanto Memórias do Cárcere. Mas fico dessa vez com Tête-à-Tête, de Hazel Rowley, tradução de Adalgisa Campos Silva. Porque sou absolutamente interessada por Simone e Sartre, por seu momento histórico, por sua filosofia, suas atitudes e atos, mesmo os politicamente equivocados - por suas paixões, suas brigas, seu círculo de amizades, a dedicação com que se dedicaram ao trabalho e um ao outro. Este livro é um "momento Caras" intelectual, hahaha, brincadeira de mau gosto: mentira, é um livro com extensa pesquisa das biografias de ambos, cheio de detalhes, personagens e situações que a gente se delicia em identificar dos romances e dos registros históricos de ambos. Ah, e também tem muito sexo, intrigas e romance. ;)


5 comentários:

Rita disse...

Hahahahaha, "momentos caras intelectual" foi ótimo. Maldade com H. Rowley. Você viu que ela morreu em março deste ano, depois de publicar uma biografia de Roosevelt? Não li nem uma, nem outra, mas vou ler, vou ler, Tina, espera.

bj
Rita

anouska disse...

Estou lendo as memórias de infância de Simone. É incrível a análise que ela faz de si mesma e da família. Esse aí não conhecia, vou procurar.

Luciana Nepomuceno disse...

Ui, eu curto biografias. Amo a do Nelson (deve ser a minha indicação neste dia), curto a do Garrincha, curso trocas de cartas (tenho uma de Clarice com Sabino)...ah, já sei, nesse dia minha escolha será em homenagem a você, rs.

Tina Lopes disse...

Rita, eu não sabia não, pô.

Cris, acho que já li quase tudo da Simone, menos O Segundo Sexo. O que é um absurdo.

Lu, adorarei =)

zel disse...

tenho um outro livro sobre o casamento deles, o relacionamento, que é DEMAIS. totalmente surpresa pra mim como eles eram... modernos :)