terça-feira, 1 de novembro de 2011

Chanel

Nina, acordando.
- A Gabrielle Coco Chanel ficou muito famosa, né?
- Sim, claro.
- E agora tem muita coisa da Chanel. Tem as roupas Chanel. Tem o perfume Chanel. Tem as lojas Chanel. Tem até o Disney Channel.


Bom dia.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pão

Estou dando um tempo no pão. Comi massa demais na viagem, me sinto empanturrada, gosto de fazer essas loucurinhas de uma semana ou um mês pra desintoxicar - e gosto de poder controlar o que como, de poder me negar a algo que goste muito, de dizer não. Sinto-me no controle.
Lembrei de quando eram férias da faculdade e eu trabalhava desde cedinho na padaria. Com minha mãe, claro. Acordávamos às seis, os padeiros já tinham chegado ruidosamente de madrugada, porque naquele tempo não tinha forno elétrico e o trabalho deles, inclusive de deixar o forno na temperatura adequada, começava às quatro, quatro e meia.
Os primeiros momentos da padaria eram um frenesi (primeira vez que uso essa palavra). Na época havia a maldita fila do leite - em embalagem plástica, tipo A e tipo C, que também chegava de madrugada, em caixas geladas, deixadas pelos carregadores da Batavo e da Clac por debaixo da porta de aço lateral. Várias vezes sofremos tentativas de assalto de pobres coitados querendo roubar o leite - aí era só levantar e acender a luz, que não valia o trabalho de chamar e esperar a polícia.
Então tínhamos que atender rapidamente dezenas de pessoas que estavam esperando pra tomar seu café-da-manhã com leitinho e pãozinho quente. Eu, arada de fome. Mas não dava tempo de pensar. Só lá pelas nove horas o movimento acalmava e a gente podia se revezar no balcão da padaria para, uma de cada vez, tomar seu próprio café com pão.
Vocês não têm ideia do que é um pão saindo quentinho do forno a lenha. O padeiro enfia a espátula gigante lá dentro e joga na cesta de vime a brasa clara que, quando pedi pela primeira vez, queimou minha sacolinha de plástico e foi parar no chão, para alegria dos padeiros sarristas. E o cheiro? 
Aí eu subia pra parte de "casa" da padaria - um salão imenso com apenas duas divisórias em lados opostos, uma pro banheiro e outra pro quarto da minha mãe, e cheio de cortininhas de ripa criando ambientes como meu quarto, sala de tv e cozinha - meus amigos da faculdade adoravam, achavam tão divertido e exótico. 
Enchia minha caneca de café, abria meu pão fumegante, queimando os dedos, passava a manteiga que derretia até virar um óleo e enfiava rapidamente ali uma fatia de queijo ou de mortadela, recém-roubadas do freezer de frios da padaria, às escondidas dos fregueses. 
Enfim, horas depois de tanto servir pão, era a minha vez.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Atrasadinha da Estrela

Então tenho que botar o (pouco) serviço em dia; estudar pra prova de francês na próxima quinta - sendo que perdi 3 aulas e uma lição; começar o meme dos filmes (vão ter que me aguentar) e os posts da viagem. Além de tirar uns projetinhos do papel e tal. 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Inventário de viagem

Minha mala parecia a de um caixeiro-viajante - chinês.

Nina
1 camiseta com as cores de Portugal
1 miniatura da Torre de Belém
1 miniatura do Templo de Diana em Évora
1 livro Ciência Horrível
1 livro História Horrível
1 miniatura da Sagrada Família
1 camiseta de Barcelona
1 camiseta de Gaudí para pintar (com canetinhas)
1 mini-toureiro
1 mini-dançarina de flamenco
2 envelopes de cartões Monster High

Ricardinho
1 camiseta da seleção de Portugal (nº 10)
1 camiseta de Barcelona
1 moto de desmontar
1 lápis colorido de Fátima (ele que escolheu)
1 camiseta de Gaudí para pintar (com canetinhas)
2 envelopes de cartas Bey Blade

Mãe
1 escultura média de Nossa Sra. de Fátima com as criancinhas rezando e tal (que se quebrou mas foi consertada com superbonder)
1 camiseta de Évora
1 jogo de porta-copos de Barcelona
1 caneca de chá com infusor com estampa à Gaudí e um pacote de chá especial (africano)
1 escapulário de Nossa Sra. de Fátima
3 ou 4 ímãs de geladeira de Évora, Lisboa, Barcelona
1 par de brincos
1 batom Bourjois no Free Shop (ela não curtiu, ficou pra mim)

Irmã
1 camiseta de Portugal
1 chaveiro de galo português
1 camiseta de Barcelona
5 esmaltes Sephora de cores louquíssimas (vale pra mãe também)
1 batom Clinique
Revistas Elle e Glamour

Sogra
1 escultura média de Nossa Sra. de Fátima com as criancinhas rezando e tal (igualzinha a da mãe pra não dar ciúmes)
1 lápis colorido de Fátima
1 caneca de chá com infusor com estampa à Gaudí e um pacote de chá especial (africano)
1 jogo de porta-copos de Barcelona
1 chaveiro da Catedral de Barcelona
1 colherzinha da Sagrada Família

Marido
Uns 4567 livros de Filosofia
1 camiseta de Évora (porque levou pouca roupa)
1 coruja para a coleção, em estilo Gaudí (mosaico)

Eu
1 batom Clinique
1 perfume Chanel Chance no freeshop
1 vidro 400 ml de adstringente Clinique

Para nossa casa
Um termômetro de pendurar na parede, mosaico
1 manteigueira portuguesa
1 porta-azeitonas português

Presentes que ganhamos
1 livro sobre Gaudí
1 livro em catalão explicando a situação política da região.

E ainda trouxe um cobertor da Iberia, aquela Cometa dos ares, além das revistas-brindes de bordo. *A* farofeira, eu. ;)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sagrada Família

Locos

Quando o cunhado brasileiro, morador de Barcelona, briga com su mujer catalã, a chama de "espanhola". Ela se ofende e revida com "seu latino". 

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Hasta luego

 
Este blog vai hibernar a partir de hoje por duas semanas. Depois conto tudo.

terça-feira, 4 de outubro de 2011