sábado, 17 de dezembro de 2011

Coisas que só acontecem comigo

Ando meio longe porque estou sozinha com dona Nina em plenas férias, tenho frila pra acabar até o Natal (ahan senta lá Cristina) e tive provas de francês. Aí ocorre aquele momento Tina Lopes típico.

A professora da prova oral, a qual não conheço e portanto não estou acostumada a seu jeitinho de falar francês, me perguntou quais são meus alimentos preferidos - ALIMENTS PRÉFÉRÉS - e eu entendi quais eram meus animais preferidos - ANIMAUX PRÉFÉRÉS.

Aí respondi bem animadinha "J'aime les chiens et les chats..." ADORO CÃES E GATOS.

Le TÓIN do ano. Mas depois que a coisa ficou esclarecida até rimos.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dia 31: Minha Vida em 3 Sequências

Esse item é difícil demais. Pensei, pensei, pensei e não consigo encontrar três sequências que representem meu passado, presente e futuro. Só sei que preciso finalizar corrigindo uma falha e citar um dos meus cineastas top 3. É isso. 

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dia 30 - Nunca mais (filme mais traumático)




Não tenho condição de escrever sobre O Quarto do Filho. Assisti há muito tempo, durante um período de luto, e se não fosse por isso certamente teria refletido mais sobre vida e morte do que basicamente sofrer, numa catarse, como o fiz. A história é de uma família que perde um membro, o filho. Como continuar a vida? Como conviver com todos os "se"? É um processo doloroso num filme que não nos poupa, emocionalmente - a tragédia ocorrida não se vê, só os desdobramentos com os familiares e amigos. É lindo, uma obra de arte. Mas não quero nunca mais rever. Me fez sofrer demais.


Uma descoberta para acabar com minha fama de má: esse filme me fez chorar (mas eu tinha esquecido). 


Dia 29 - Saída pela Esquerda (melhor sequência de perseguição)


"The Dead Pool" - CAR CHASE (Oldsmobile 98 /... por New-Vision

É, eu sei, eu sei, "Clint Eastwood de novo, Cristina, mas você devia ter feito um meme só pra ele".
Mas gente, é Dirty Harry sendo perseguido por um carrinho-bomba de brinquedo. Ops, desculpem-me os modelistas ou sei lá como chama quem vai nos parques com esses carrinhos infernais atrapalhar o passeio dos cachorros e o canto dos passarinhos. Enfim. Sequência de perseguição tem de monte, mas essa é minha preferida porque eu gosto mesmo é de rir.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia 28: Quente e Úmido (melhor sequência de sexo)



Aqui, na telinha, papai-e-mamãe, pode parecer uma ceninha besta, mas na telona, quando você tem 18 anos e sai com a "turma" pra ver um filme cabeça francês, impressiona bastante. Os primeiros minutos de Betty Blue formam a primeira cena de sexo que vi no cinema. Não é um grande filme, apesar do sucesso, à época (1989, já que todo mundo sabe minha idade). Mas tem um dos melhores atores franceses, Jean-Hughes Anglade, e a linda Beatrice Dale. Quem não tinha fita-cassete com a trilha sonora, principalmente a da cena dos pianos, tava por fora. Eu tinha, e olha que odeio essa musiquinha de parque assombrado do começo. Todo mundo só queria morar à beira-mar, trepar e falar francês. Clica direto no 1'30". ;)



domingo, 4 de dezembro de 2011

Obrigada, Doutor.

Esse era o pôster que eu tinha no meu quarto, ao lado do pôster do Michael Jackson

Vocês já sabem. Sócrates era meu ídolo desde criança, desde que surgiu, porque ser corinthiano é uma coisa que se pega por osmose. Não se é corinthiano porque em determinado momento era o time da moda, o mais ganhador, o campeão de tal e tal título. Meu pai era corinthiano roxo e eu herdei dele o amor pelo time que ora dava tantas alegrias, ora tantas tristezas. Somos "o primeiro bando de loucos de uma história repleta de paroxismos". Mas aí ele chegou e transformou o folclórico em subversivo, em desafio, em modernidade. Ser corinthiano, com todas as agruras, tornou-se um orgulho. E sempre vai ser. Nossa história é bonita. Valeu, Dr. Sócrates.


Democracia Corinthiana, o ponto alto do futebol brasileiro


"Corríamos como crianças. Tínhamos prazer em jogar, nos divertíamos e divertíamos nosso fiel público. Era um tesão. Tesão de viver e atuar com liberdade, porém com maior responsabilidade em relação ao nosso trabalho. Os resultados todos conhecem, mas o mais importante de tudo gerado por lá foi a maturidade adquirida por todos os companheiros. Muito diferente dos dias de hoje ou da própria história dos jogadores brasileiros." (Sócrates)

  
PS: Não posso deixar de lembrar que tanto meu pai quanto Sócrates morreram muito mais cedo do que deviam e mereciam, enfraquecidos por uma doença em comum, o alcoolismo. 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dia 27 - Porrada! (Melhor Cena de Violência)

A primeira que me vem à cabeça é a surra que o então futuro Soprano, James Gandolfini, dá em Alabama, personagem de Patricia Arquette - mais uma vez, naquele filminho subestimado, Amor à Queima-Roupa (True Love). Ela chega ao quarto de motel onde se esconde dos traficantes e encontra o capanga, o pior deles. Mas pô, tremenda violência contra a mulher, não vou me sentir bem colocando essa cena aqui - típica do roteirista Quentin Tarantino: papo e violência extrema. O que me leva à sua obra-prima, o primeiro e, na minha opinião, mais impactante filme desse diretor que é Top 3 eterno no meu coração (junto com Scorcese e Woody Allen). É a famosa "cena da orelha" de Cães de Aluguel, que infelizmente não está disponível pra incluir aqui no post, mas você clica no link e a vê toda. Hoje, depois de tudo o que Tarantino fez com as possibilidades de violência, e até pelo que vemos por aí na vida real, a cena talvez nem choque tanto. Mas na época... o pai de um amigo meu teve que sair correndo do cinema, porque quase infartou (e eu gosto particularmente do fim da cena, seco).

Mr. Blonde, you've been a bad, bad guy.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dia 26 - Unha e Carne (Melhor Amizade)

O que é a amizade e quais são os tipos de amizade? A Lu já respondeu e eu, humildemente, hoje apenas indico o meu filme preferido sobre o tema, sem mais delongas.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pausa para Nina

Pensando na vida, deitada comigo.
- Mãe, imagina que aqui é o Brasil (estende uma mão) e aqui é a França (estende a outra.
- Sim, com o mar no meio.
- Isso. Agora imagina que na França existe outra Nina. E existe outra Cristina, outro papai. Só que eles vivem uma vida diferente das nossas. E imagina que em todos os países tem outras Ninas e Cristinas e papais.
- *_*
- Legal, né?


(Daí contei pra ela a história de A Dupla Vida de Verónique)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dia 25: Meu Vilão Favorito

Nada como um vilão da vida real pra acabar com o dia. Estava procurando no Youtube cenas de Ralph Fiennes interpretando o capitão nazista Amon Göeth em A Lista de Schinder (sugestão da minha amiga Patricia, prontamente acatada) e acabei me deparando com tributos à sua crueldade - responsável pelo campo de Plaszow, na Polônia, ele se encarregou de matar pessoalmente pelo menos 500 pessoas. Não há quem não tenha visto o filme e não saiba como: por esporte, por tédio, por pura falta de humanidade. Por isso passou pra trás Hannibal Lecter, o assustador Capitão Vidal de O Labirinto do Fauno e qualquer vilão interpretado por Robert Mitchum. Aproveito e faço as mesuras devidas ao ator e a Steven Spielberg, que eles merecem. 




Não vou dar nenhum link porque olha, os vídeos com trechos do filme e trechos históricos, com adoração de neo-nazistas, são muito assustadores.