quinta-feira, 19 de março de 2009

Figurinhas preferidas - Consciência Cósmica

Primeiro dia de aula na faculdade, turma de 60 alunos. O professor manda todos se apresentarem, um por um. Lá pelas tantas levanta um alemãozão, cabelos finos e dourados, rosto de anjo barroco, olhos azuis, bochechas rosadas. Vai ao quadro-negro (ninguém tinha feito isso) e escreve, enquanto explica:
- Meu nome é Fulano de Tal, mas eu não uso esse nome. Podem me chamar a partir de agora de Jorai Schmidt.
E ainda complementa:
- E eu sou a Consciência Cósmica.
A turma, quieta. No quadro ficou o registro: Jorai Schmidt, a Consciência Cósmica.
Que me lembre, nem os professores o chamavam pelo nome, a não ser na hora da chamada.
Jorai foi morar na Alemanha e não mais ouvi falar dele. Não cheguei a ser uma amiga, porque convenhamos, eu era uma pessoa bem desinteressante e nem sempre convidada pras melhores festas.
Interessante é que o Jorai não agia como a Consciência Cósmica, ou com o que uma Consciência Cósmica poderia ser. Ele se divertia e ridicularizava tudo (escrevo no passado porque estou contando do passado, ele deve estar muito bem e vivo por aí, pelo mundo) e todos, sem se prender a status, beleza (no caso das gatinhas da cu-municação), cargos (professores e diretores). E todo mundo adorava o Jorai.
Bem, se ele passar por aqui, oi.
Update - Googleando, tudo se acha. O Jorai tá aqui.

6 comentários:

Cinthya Rachel disse...

eu queria ter sido amiga do Jorai
:( Ele devia ser moooito louco

Cinthya Rachel disse...

Oh, o que posso te falar é o seguinte, procure não lavar o cabelo da pequena todo dia, se for inevitável use o shampoo mais delicado qe vc achar, e depois de todas as lavagens utilize um leave-in, tem alguns para criança. se não achar compre um bem baratinho, pq a formulação costuma ser mais simples e use só um pouquinho com os cabelos úmidos mesmo. qdo lavar não esfregue muito, embaraçando o cabelo, e tb não esfregue a toalha, amasse o cabelo com ela para ir secando, das pontas para a raiz. pentear só com ele úmido. qq dúvida grita, pq cachinho não é fácil

lola aronovich disse...

Que diacho é Consciência Cósmica? Eu não sei se não teria rido pelo menos um pouquinho nessa hora em que Jorai escreveu isso no quadro. Assim como rio quando ouço falar em numerologia, quando o carinha muda o nome dele de Schimdt pra Scchhimmidddttt pra captar a energia dos astros ou whatever. Prometo rir se vc de repende se chamar Tinna Lopess.

Tina Lopes disse...

Ah, todo mundo ria muito. Até hoje. Mas olha só: ninguém o levava a sério, muito menos o próprio Jorai. E ele nunca explicou que diabo era a Consciência Cósmica.

Andre Viegas disse...

Se entendi bem o Jorai virou fotógrafo. Então, a consciência cósmica ficou reduzida à lente de uma câmera fotográfica?

É, como diz a minha mãe, Greta Garbo acabou em Cascadura.

Rozzana disse...

Haha, achei o site dele com total cara de Consciência Cósmica. me lembrou uma coisa meio baby consuelo fazendo rá e tomando chá do santo daime =)