sábado, 11 de abril de 2009

A praça da tia Marta


Quem mora em Curitiba e não frequenta a praça Espanha não sabe o que está perdendo.
A praça fica entre o centro e o bairro 'burguês' chamado Batel. Tem um Farol do Saber, que é uma biblioteca pública municipal em forma de farol, uma das boas idéias de administrações anteriores (há faróis do saber na periferia também).
Todo final de semana tem feira de antiguidades. Tudo bem, a maior parte das antiguidades são uns cacarecos supervalorizados (eu brinco que os donos das bancas botam preço de objetos arqueológicos, não antiguidades) mas a praça em si é uma delícia. Quinzenalmente, tem banda. São uns 20 velhinhos tocando um repertório meio bossa-nova.
Tem a loja da Marta e da Taia (Natália), a Tienda (os irmãos delas queriam que o nome da loja fosse DasGu - Das Guria). Do lado, o Pata Negra, restaurante espanhol com mesinhas pra fora. O Franz Café pra dar aquela sacudida no sono de sábado. Outros restaurantes bacanésimos. E os bancos da praça, a limpeza da praça, as pessoas passeando com seus cachorros, os brinquedos de parque pra criançada - gangorra, trepa-trepa.
Tem sorveteria e padaria chique com salgadinhos imperdíveis (adoro coxinha).
Tem a Bisbilhoteca (loja de livros infantis) e lá, todo sábado, contação de história pras crianças, às 11h e às 16h. Há uns dois meses, tem banda curitibana (de rock etc.) tocando ao ar livre a partir das 16h.
Todas essas lojas existiam há tempos, mas antes não era tão legal. Sabe o que mudou?
Mudou que a Marta, minha melhor amiga desde a faculdade - a única que me visitou quando eu morava em um lugar chato, feio e distante (amigos quando se mora no Rio ou em Curitiba são facinhos) - e a Taia são gênias do marketing. Ao abrir a loja, elas criaram a Associação dos Lojistas da Praça Espanha*. E agora Marta é presidente da associação. Vive na Prefeitura pedindo patrocínio (no Natal fizeram uma decoração maravilhosa e demoraram um século pra receber a grana pros fornecedores), pra limpar, arrumar bancos, organizar o estacionamento; se reunindo com os comerciantes, pra criar eventos e atrair mais gente à praça. Pra curtir, e quem sabe, comprar.
Funciona. Hoje teve Caça ao Ovo de Páscoa. Uma gincana com as crianças e os pais que comparecessem lá; sem inscrição, sem anotar nomes. Era só chegar. Foi divertido. Passei uns micos, me preocupei com a Nina e a Isabela (a filhinha da dona Ana, de 7 anos), brinquei de cabo-de-guerra, as meninas jogaram amarelinha, mãe-da-rua; tinha ainda bambolê e pula corda. Depois de correr e se divertir ao sol (com ventinho frio, mas ok), todas as crianças ganharam ovos de chocolate. A praça estava lotada.
Curitiba tem mil parques lindos e com atrações interessantes, mas ultimamente eu dedico pelo menos as tardes de sábado à Praça - um cantinho pequeno, que era só uma passagem arborizada no centro da cidade. Quando acorda, a Nina já pergunta - hoje é dia da praça da tia Marta?


*Claro que ela não faz tudo sozinha, mas eu credito 90% do sucesso a ela.

4 comentários:

cris disse...

ah que delícia. nikity não tem coisa boa assim não, quem dera. tem é prefeitura querendo acabar com uma parte do único parque decente que temos pra fazer estacionamento. legal, né? foi preciso a mobilização popular pra dizer que não, eles não iam fazer isso. como se não fosse óbvio. bj

Rubão disse...

Legal Bisbilhoteca! :)
r

Claudia disse...

Nossa, não sabia disso não, Tina! No próximo sábado de sol sem compromisso vamos trocar o sagrado pão dos peixinhos lá no São Lourenço pela Praça Espanha, pra ver qualé!
Bjos

mujique disse...

e eu fumava muita marofa lá.