terça-feira, 12 de maio de 2009

Prefira a fruta em pedaços

Só com meia dúzia de cenouras pra fazer tudo isso de suco

Contei da consulta com a nutricionista, umas três semanas atrás. O suco com couve, a retirada de derivados do leite da minha rotina alimentar etc., tá tudo indo ok. Mas o suco deu, literalmente, pano pra manga.
Meu liquidificador velho estava vazando e cada vez que fazia o suco, tinha medo de levar um choque. No mercadão perto de casa, comprei um liquidificador novo. Bonitão, preto, e com potência quase igual à daqueles juicers. Ao tirar o aparelho da caixa, a surpresa: o copo é daqueles de montar. Pô, no meu planeta, copo de liquidificador não tem borrachinha, parafuseta nem nada. Tem que ser liso, autolimpante, só de encaixar. Ok, mea culpa. Prestei pouca atenção ao comprar, então bem feito.
Só que o novo vazava mais que o velho. Não por dentro das engrenagens, claro – porque o velho foi derrubado de uma prateleira a dois metros de altura e está todo desarranjado, se agüenta só com aqueles durex bem grossos – mas vazava e deixava aquele caldinho nojento nas juntas. Eca. Fiz uns 4 ou 5 sucos desintoxicantes (meia maçã, um copão d’água, adoçante e gelinho de couve*), não tinha jeito de ajeitar o copo.
Era o argumento que eu precisava. Bem no dia em que acabava a garantia do mercado, lá foi a família Lopes trocar o liquidificador por outro. Mas daí eu tava revoltada. Chutei o balde. Falei, se é pra fazer suco, então vamos fazer direito. E por R$ 50 a mais, comprei um aparelho Super-Mega-Plus-Juicer Tabajara (mesmo porque os outros liquidificadores tinham copos iguais – o que aconteceu com o conceito autolimpante?). Outra desculpa pra compra fora dos planos: fazer sucos naturais pra Nina, que só toma suco de caixinha e água**.
Resultado. Muita, mas muita irritação. Quase quebro outro dente de nervoso. O troço tem quatro peças com o pior design EVER e que invariavelmente te machucam a mão pra lavar. E o manual avisa: lave as peças logo após fazer o suco, porque depois que os restos de fruta secam fica ainda mais difícil. Quer dizer, você nem tem tempo pra curtir o suquinho, relaxar.
Quanto aos sucos, ficam bons, sim. O negócio espreme até acasca da manga, por exemplo, que é a fruta preferida da Nina. Porém eu acho que a fruta acaba sendo desperdiçada, ao contrário do que a propaganda destes aparelhos informa. Faz um ZUM e a manga toda é jogada pro lado. Toda a fibra vai pro lixo. Pra fazer um copo de suco de manga vai uma manga e meia.
E pra coroar: não consegui até hoje fazer um suco que a Nina goste. Como o que sai é uma papa, tem que usar água pra deixar mais palatável e, ora, pra render. Então ou fica grosso demais, ou ralo demais, ou doce demais se completo com açúcar, ou ou ou. Quem acaba tomando sou eu e convenhamos que é uma palhaçada a mãe tomar suco natural e a filha, de caixinha. Por isso mesmo não compro mais suco de caixinha. E a Nina, quando me vê pegar o trambolho pra tentar mais uma vez, já vem avisando: EU SÓ QUERO ÁGUA!!!!
Diversão garantida e cutículas destruídas.


* Bato couve no liquidificador (velho) com um pouco de água e um pedacinho de gengibre; não côo, ponho em formas de gelo e a cada vez que vou fazer suco, a parte da couve já está pronta.
** Nina se recusa a beber refrigerante, água com sabor ou qualquer coisa que contenha gás. Também não toma sucos de pó. Nem chá – reza a lenda que às vezes, na escola, dá uns golinhos.

11 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, não gosta nem de chá verde? é o que há, tudo de bom, e é só esquentar a água rs. Agora, pra lavar essa parafernália toda é que é uó, eu mesma, acho que fico com o liquidificador véio de guerra mesmo rs. Vc não curte chás né, agora suco que entra verduras nheca,eu não curto muito, mas nem com tomate não desce.
madoka

Lola Aronovich disse...

A Nina pelo jeito é uma das minhas... Eu também só tomo água! E sem gás.

Patricia Scarpin disse...

Tina, há centenas de milhares de anos meu pai resolveu comprar uma centrífuga. Nem preciso dizer que enferrujou, né? Porque era um parto lavar aquilo. E ninguém mais se animou a fazer suquinho de cenoura com beterraba e laranja...

Srta.T disse...

Gostei da idéia de suco desintoxicante, mas PRECISO coar. Não tomo nada líquido com coisinhas, urgh. Me dá ânsia. Será que perde o "efeito"? Fibra eu como na salada!

Tina Lopes disse...

Amores, só vocês pra comentarem num post tão chato.

Madoka, chá não rola mesmo. Mas o suco com cenoura ou couve eu juro que fica bom!

Lola, acho um sarro, povo não se conforma que ela não toma refri.

Pati, estou prevendo futuro idêntico pra minha. Ou vender bem baratinho no mercado livre, quem sabe.

T, darling, se tirar a fibra coando eu acho que não dá certo - o cálcio entra, mas não dá aquele efeito no estômago, sabe? A nutri foi bem clara, é pra tomar tudo.

Alfredo disse...

Vcs tomam agua em garrafa ou filtrada naqueles filtros em barro? ou naqueles filtros chicquerrimos de 300 reais ligados na tomada?

Tina Lopes disse...

Hahahahaaha, asnalfa, em casa tenho aquele galão enorme de água mineral com torneirinha.

cris disse...

eu adoro suco, mas tenho mó pregui de fazer. minha mãe me deu um treco desses de centrifugar anos atrás e - não satisfeita - ainda me deu um multi-processador, outro par de anos atrás. o multi eu ainda uso pq é mais fácil e mais prático. a centrífuga virou peça de museu. antes de me separar do 2º éks, nós compramos um liqui desses bacanas que vem com uma peça acoplada e que retém as cascas e bagaço das frutas e legumes. qdo quero suco, bato a cenoura no liqui, a laranja no multi e depois faço a mistureba. mas tem que ta´inspirada pra lavar a sujeita depois. oh my!

Rubão disse...

Hahahaha! Post chato o quê, Tina. Utilidade pública: eu, que sempre quis experimentar um desses juicers tabajaras, já não compro mais, obrigado.:)

Suzana Elvas disse...

Tina, experimenta Sollys, da Nestlé. É leite de soja com frutas, e o bom é que tem cálcio (substitui o leite de vaca muito bem). As meninas amam de paixão.

Quanto à centrífuga, eu botava o troço de molho e lavava depois de a preguiça passar. Mas o ex levou a máquina, e desde então tenho ficado na saudade da manga na laranja...

Jan disse...

Vale fazer suco na centrífuga quando vc vai fazer bolo ou sopa.
Aí o desperdício é menor, pq dá prá por as fibras todas na massa ou na panela! :o)
Mas é pouco prático, mesmo...