quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Damião, Um Personagem/ ou O Sorriso do Lagarto

Damião é o pedreiro-matraca de que falei posts atrás. Sabe novela tipo Glória Perez, que tem o núcleo pobre divertido? Se Damião fosse um dos personagens, a novela giraria em torno dele; as pesquisas do Ibope apontariam que as cenas com ele deveriam ser valorizadas. Ele seria interpretado pelo Roberto Bonfim ou, no caso de ser representado mais moço, pelo eterno João Pedro - o Marcos Palmeira.

(falei no twitter, pra lembrar o nome, que o Roberto Bonfim já foi gato e isso causou uma revolta feminina)

Quando a reforma ainda estava na fase de quebradeira, eu ouvia os pedreiros chegarem antes que tocassem a campainha porque ele vem falando alto, lá do outro lado da rua. Um dia, um pedreiro extra - um bêbado que só faz bico porque não pode ter dinheiro no bolso, contaram os outros - foi trabalhar no banheiro. Damião foi lá e começou a dar pitaco no serviço do outro. "Damião, você vê se fecha a boca e não me atrapáia", ouvi depois de 5 minutos. Pano rápido, saí de perto. O coitado ficou calado a manhã toda.

Pois um dia o marido comentou que ia precisar de um pintor já que a casa foi toda retalhada e precisaria de reparos. Damião prontamente informou ter um amigo pintor. Por acaso, ele também já fez uns serviços com esse cara e trabalharia, de bom grado, como auxiliar de pintura. Ok. Acertaram.

Damião apareceu em casa no dia de iniciar a pintura com o colega, uma pessoa que é o exato oposto dele. Muito branco, lívido, limpo, muito quieto. Trabalha o dia inteiro sem abrir a boca, não olha pras pessoas, não interage: quando vai embora nem precisa tomar banho. Já Damião... no dia em que ele me ditou a lista de materiais a serem comprados, tinha tanta tinta pelo corpo que até os pêlos do nariz estavam pintados.

Só que o Damião é hiperativo. Trabalha pra caramba, mas é feito um cachorrão doido, um cocker: não se concentra numa coisa só. Então ele vai pintar o quarto da Nina e ao mesmo tempo arruma o encanamento do banheiro. Eu implorava: Damião, pelo amor de deus, termina um cômodo só, pra eu guardar as roupas, sei lá, ter a ilusão de que as coisas vão se arrumar um dia. Ele: "pode deixar, eu vou já terminar o banheiro, depois dou mais uma (de)mão de tinta no quarto, daí vou lá pra sala, mas eu volto aqui". E nada. Tudo feito ao mesmo tempo.

Desastrado, derrubou 3 latas de tintas. Por sorte, na calçada. Lá ia o Damião correndo com baldes cheios de água pra não manchar. Tinha acabado de pintar a salona de verde (que ficou muito legal), sem querer, tropeçou, enfiou o pincel com tinta branca na parede. Lá vai o Damião afobado fazer retoque.

Num desses dias o Marido pediu pra ele pintar logo o quarto da Nina com o rosa algodão-doce escolhido. Ele prontamente pegou a lata verde. É daltônico, descobrimos. "Ah, eu pinto, mas não sou bom desse negócio de ver cor, não. Tenho que prestar atenção nos códigos das latas".

Mas veja só, hoje ele acabou quase tudo. Não fossem os caras do piso, que foram refazer o trabalho na salinha e no quarto de visitas (contei que o técnico do aquecimento quebrou telhas ao instalar os painéis e causou uma nova enchente em casa? Não? Então, nem deu vontade mesmo de falar nisso), Damião teria terminado tudo tudo. Falta um rejunte ali, um retoque aqui. O cara trabalha, viu.

Preciso contar o porquê dele ser tão dedicado. Um belo dia o Damião estava andando com seu Gol 1984 (aproximadamente) branco numa estrada de terra, vindo de uma chácara. Viu ao longe um lagarto na beira da estrada. Decidiu atropelar o lagarto e bateu o carro num barranco. Daí que toda vez que o via cansado, passando a quarta demão de tinta vermelha na parede da cozinha, pensava - "ah, o sorriso do lagarto".

3 comentários:

Rita disse...

Ah, Tina, não sei quem é melhor, o Damião ou você...

Feliz Natal, guria!

Bjs
Rita

cris disse...

hohohoho, pra você também, amiga. vou torcer pra 2010 ser o ano em que eu vou te conhecer e a gente vai tomar café em curitiba. tudo de bom pra você e a tua família linda. beijos!!!

Caminhante disse...

Figuraça. Mas deve ser melhor conhece-lo por escrito do que numa reforma. Fiquei gelada com a história de esbarrar em latas de tinta!