terça-feira, 20 de abril de 2010

Meiguice

Outro dia tava discutindo como é ingênuo, em certa medida, aquele projeto de lei que tenta proibir o uso de Photoshop no Brasil. Quando fiz o curso de fotografia - daquela ainda na base do muque, não de fotografia digital - aprendi que pra tirar rugas de uma foto, basta fazer uma sombra (máscara), muito rapidamente, mexendo sem parar para não marcar no resultado, durante os 5, 8 segundos de revelação da foto (antes do banho de química no papel, que é a imagem mais marcante do processo).
Manipula-se imagens a vida toda. Se proibirem o Photoshop, virá outra técnica.
A coisa toda está na edição. Obviamente não estou tratando de fotografia mentirosa de revistas femininas ou de moda. Estou falando de política.
Você viu a foto do Serra na Veja desta semana? Meigo. Imitando descaradamente a foto do Obama na Time. Como ainda se faz esse tipo de ridículo, não entendo. Lembro quando uma prima foi pela primeira vez a New York e voltou contando que havia um apresentador com um programa igualzinho ao do Jô Soares. E eu morri de vergonha alheia pelo Jô - imitar a paradinha da banda era demais pra minha cabeça. Mas agora, gente, temos a internet. Qualquer deslize será apontado e maximizado.
O ridículo da capa da Veja, pra mim, nem é a tentativa de meiguice num rosto reconhecidamente carrancudo - apesar de ser patética a tentativa de seguir a estratégia do Lulinha Paz e Amor de 2002. É a cópia, colonizada, da Time. Veja o que nos espera - um trocadalho do carilho, hein?
E tendo batido papo sobre isso, ou nem tudo, no twitter, propus ontem uma campanha zombeteira: mude seu avatar, imitando a foto do Serra na capa da Veja. Vários tuiteiros - ok, mulherada a maioria - adotaram. A timeline, como você pode ver pelo print screen acima, ficou toda meiga.
É só uma besteira, um motivo pra dar aquele sorrisinho de canto de boca no meio do dia. Sincero.


UPDATE: a meiguice conquistou o mundo.
UPDATE 2: O Noblat deu nota e o entendimento nos comentários foi de que seria um blog de apoio ao Serra. Que dureza. E pensar que a gente só queria se divertir.

UPDATE IMPORTANTE: Talvez não tenha ficado claro, mas eu não sou a pessoa responsável pelo site de imagens (tumblr). Quem quiser enviar sua foto ironizando o Serra ou falar com a pessoa que tem o trabalhão de incluí-las (já são mais de 300, em 3 dias), envie e-mail para meiguiceserra@gmail.com

10 comentários:

Unknown disse...

Ai eu tambem quero colocar uma foto meiga! Adorei!!!
Beijoss

Andre Viegas disse...

A minha deu um trabalho... sorte que fui reconhecido pela pessoa mais importante deste espaço aqui #NinitchkaRulez

Btw, sim, eu sei o que nos espera: a perdição. Veremos em Novembro, se o tal vulcão permitir.

Beijos do Coil, recauchutado #OsImpossiveisModeOn

Haline disse...

ahahaha eu AMEI a campanha. o que seria da minha vida sem vcs da timeline? um tédio. bjobjo

Marissa Rangel-Biddle disse...

Adorei a proposta desta campanha! Ri alto. Pena que nao tenho twiter senao participava. Como assim o Noblat? Dureza mesmo!

bjs

caso.me.esqueçam disse...

ah! como eu adoro brasileiro! ele eh tao criativo! :D

(tirando o serra, eh claro)

Anônimo disse...

Hoje em dia, na era da internet, ainda acho um absurdo a cópia descarada de ideias e ações. Faz coisas como estas desde sempre, mas como a gente tinha pouca ou quase nenhuma informação, ok, passava. Vemos isso nos programas da globo (cópia dos gringos).
Agora a Veja... sei lá, eu teria vergonha de trabalhar lá.

Unknown disse...

Sinceramente. Esta foi a maior do dia. ah! ah! ah!

Hariovaldo Almeida Prado disse...

Alvíssaras!

Anônimo disse...

Vi todas as fotos e achei ótmas.Mas tu que entendes de Fotografia me esxplica porque o pescoço do Serra está preto e algumas partes parecem morenas e outras brancas?
Foi feito em cima da foto de Obama?
Bjs
Marise

Anônimo disse...

Alguem me explica como mandar uma foto meiga?
André
aca975@hotmail.com
Obrigado!