domingo, 21 de agosto de 2011

Day 03: Favorite book as a child


Estava em dúvida entre As Aventuras de Tom Sawyer e As Aventuras de Huckleberry Finn, mas o segundo certamente foi o livro mais importante da minha infância - forçando um pouco essa "infância" até próximo da adolescência, lá pelos 11 anos, quando o li. Tom Sawyer diverte mais, é um danado, um traquinas, quer ser um herói pras meninas e escapar das roupas de domingo. Já Huck é uma criança sofrida, que finge a própria morte para se livrar do pai violento; precisa roubar, mentir, desconfiar de tudo e todos - menos de seu amigo, o escravo fugido Jim. Aí proibiram o livro, recentemente, pelo uso do termo "nigger". A tradução de Monteiro Lobato usa negro, negrão. Chegaram a chamar Mark Twain de racista. Ora, não leram, certamente, essa obra-prima sobre amizade e liberdade. Huck e Jim são tristes vítimas de seu tempo e o livro é uma aventura angustiante e realista sobre crianças fugindo do repressivo mundo adulto.

"Quando cheguei à fazenda tudo era silêncio e quietude. Não se via viva alma. Os escravos mourejavam na lavoura. O sol dardejava e no ar pairava um zumbido de pequeninos insetos voadores emprestando ao ambiente um quê de solidão... A brisa, a agitar de leve a rama do arvoredo, fazia-me tristonho, dando-me a impressão de espíritos dos mortos a murmurarem qualquer coisa de mim. São esses instantes que fazem a gente desejar a morte e mandar o mundo às favas."

4 comentários:

Vivien Morgato : disse...

Quando houve a polêmica em torno do Monteiro Lobato, me lembrei muito de Mark Twain. Porque quando o li era uma pré adolescente, percebendo, portanto, o nível complicado do preconceito da sociedade da época ( "ele era negro e mentia, como todos os negros", "todos sabem que não se pode confiar em um negro").
Na época, ficou claro pra mim que isso traduzia uma visão de mundo muito própria daquelas pessoas, aliás, chamava a atenção por ser tão escrota.
já quando li Lobato, pequena, neeeeem saquei nada, não vi nada.;0( Perigoso, isso.

Não chamaria Twain de racista. Ele poderia até ser, mas para afirmar isso, teria que ler mais sobre ele. Diria que ele soube expressar o racismo de uma época.

beijocas.

Tina Lopes disse...

Vivien, pelo que já li sobre ele, não se tratava de racista, não; mas fez bem o que você disse, expressou o racismo da época.

Anônimo disse...

pagerank service website seo backlink service backlinking

Palavras Vagabundas disse...

Amo Tom com certeza o meu livro de infância mas Huck é um querido que só fui compreender aos 14 anos.
abs
Jussara