sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Day 08: Scariest book you’ve ever read


A cena em que Winston e Julia são descobertos e depois, as torturas a que são submetidos (a dela, nunca saberemos, a dele, envolvendo uma armadilha com ratos) e a transformação a partir destes acontecimentos são as cenas mais assustadoras que já li. Passei muito tempo com medo de ver o filme, que é muito bom, mas não transmite, nem de longe, o terror contido de viver sob o Grande Irmão.


Ele puxou-a para baixo, fê-la ajoelhar-se à sua frente.

-Escuta. Quantos mais homens tivestes, mais te quero. Compreendes?
-Perfeitamente.
-Odeio a pureza, odeio a virtude. Nã quero que exista virtude alguma, em parte nenhuma. Quero que todos sejam corruptos até ossos.
-Então eu sirvo, querido. Sou corrupta até os ossos.
-Gostas de fazer isto? Não me refiro a mim, somente. Gostas da coisa em si?
-Adoro!

Acima de tudo, era o que ele desejava ouvir. Não somente o amor de uma pessoa, mais o instinto animal, o desejo simples, indiscriminado; era a força que faria a derrocada do Partido. Apertou-a contra o chão, esmagando campânulas. Desta vez não houve empecilhos. Dentro de algum instantes, o ofegar do peito de ambos voltou ao normal, e com um agradável torpor, permaneceram imóveis. O sol parecia ter esquentado mais. Ambos tinham sono. Ele puxou o macacão abandonado e cobriu-a um pouco. Quase imediatamente caíram no sono e dormiram cerca de meia hora.



7 comentários:

disse...

1984 foi um dos melhores livros que ja' li, mas de dar medo mesmo, so' os do Stephen King (isso sim é clichê!).

Quando li O Iluminado eu morava sozinha e so' conseguia dormir com a luz do corredor acesa, me c*gando de medo. So' tive coragem de ver o filme bem acompanhada, mas o livro é bem mais aterrorizante.

Tina Lopes disse...

Dé, eu pensei em colocar O Iluminado, também. Realmente o livro é muito mais assustador que o filme. Gosto muito do texto do Stephen King. E o fato de o Jack, antes de ser assombrado, ser um alcóolatra violento, é terrível. As últimas cenas do livro são de matar de medo, mesmo. Mas essa que descrevi de 1984 foi a que mais me meteu medo até hoje. Sabe que nunca conto meus pontos fracos pra ninguém, por causa dessas cenas? Pra não facilitar a vida de nenhum torturador. =)

cris disse...

Sabe que não lembro se li esse livro? Se li, foi na adolescência, e apaguei as cenas 'scary' da cabeça. To adorando seus livros! Beijo.

Raiza disse...

Eu vi o filme e até hoje lembro vividamente dessas cenas.Paúra.

Palavras Vagabundas disse...

Tina, gosto muito de 1984 e considerado o Big Brother o maior vilão da literatura! Provavelmente foi torturada com imagens de gente velha e feia, o futuro dela e se maior terror, acho eu.
bjs
Jussara

Rita disse...

Ai, que vergonha... confissão: nunca li. Ai, olhem pra lá, tô com vergonha...

Vou ler, acompanhada, lógico.

bj
Rita

Cinthya Rachel disse...

acabei de reler, e nao sei pq acho ele oposto ao admiravel mundo novo, mas nunca encontrei ninguem q tivesse lido os dois para discutir isso.