domingo, 28 de agosto de 2011

Day 10: Favorite classic


São tantos os clássicos geniais e fundamentais, eleger o favorito foi uma dificuldade. Mrs. Dalloway, Servidão Humana, Orgulho e Preconceito, tantos! Mas pô, até Woody Allen concorda comigo: "você poderia pensar que ele o escreveu ontem. É tão moderno e divertido". E cínico, sombrio, zombeteiro. Ainda bem que capa de livro não me assusta - li essa edição que ilustra o post; não é agradável de se ver, convenhamos. Foi um texto que me conquistou do começo...
"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas Memórias Póstumas".
... ao meio
"Não caiu morta; ainda torcia o corpo e movia as farpinhas da cabeça. Apiedei-me; tomei-a na palma da mão e fui depô-la no peitoril da janela. Era tarde; a infeliz expirou dentro de alguns segundos. Fiquei um pouco aborrecido, incomodado.
— Também por que diabo não era ela azul? disse comigo.
E esta reflexão, — uma das mais profundas que se tem feito, desde a invenção das borboletas, — me consolou do malefício, e me reconciliou comigo mesmo."*

... e ao fim
"Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: — Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."




*O trecho da borboleta preta

6 comentários:

Rita disse...

Gente.

Bom, já falei lá no twitter, mas, ne, achei muito engraçado. Minutos antes de vc publicar esse post, estava eu escolhendo o meu clássico para o post do meme, aí pensei, bom, vai ser aquele do Machado e tal (não esse); uma coisa puxa a outra e fiquei pensando, cara, preciso reler Memórias Póstumas, eu era muito criança ainda quando li, vou gostar mais agora, tenho certeza, etc etc etc. Aí, pimba, venho aqui... hehehe Amei!!

Beijocas
Rita

Palavras Vagabundas disse...

Esse também é meu clássico favorito!
bjs
Jussara

Luciana Nepomuceno disse...

Clássico favorito de todas?

Raiza disse...

Também adoro Memórias Póstumas!Pena que esses clássicos divertidos ninguém nos manda ler na escola ¬¬

Verônica disse...

meu livro favorito ever.
(e pensar que a diretora de um colégio onde eu trabalhava pensou que era espírita, me diz, esse povo força a amizade, né?)
te amo, blábláblá.
(tô bêbada e deprimida, acho que vou reler Brás Cubas pela vigésima vez)

banzai disse...

só fui ler o Memórias pra Fuvest porque era obrigatório,rs..., e não é que caiu na 2a. fase da prova escrita!
bjs Tina
madoka