sexta-feira, 9 de setembro de 2011

César e Poirot (nada a ver com o meme)

Aff, Caesar

Comprei recentemente o box da primeira temporada de Roma. Sou uma viúva de Lost e não consigo me interessar por mais nada na tv, mas sempre quis ver as aventuras de Júlio César, Marco Antônio et caterva. Depois que trouxe pra casa os dvds por um precinho camarada - porque paramos de baixar filmes depois que o laps do Mr Lopes surtou - nos seguramos pra não ver de uma vez só os 12 episódios. A série é muito boa, o enredo é fiel à história - a produção conjunta BBC e HBO garante certa credibilidade. O charme está nos coadjuvantes, na plebe à margem da decadência da República. É tão boa que assisti tudo de novo, com minha mãe e irmã, só pelo gostinho de prestar atenção aos detalhes e à produção primorosa. Recomendo fortemente. Já estou me programando pra rachar a segunda temporada com a família - são só as duas, mesmo.


SPOILER

Tive muito poucas aulas de História decentes na vida, praticamente só no cursinho. Então prestei pouca atenção ao assassinato de Júlio César no Senado de Roma. Por culpa de Shakespeare (hahaha), que cunhou a frase "Até tu, Brutus?" no imaginário universal, acabei passando batido pela forma como foi engendrado e executado o assassinato do tirano. Aí quando vi a cena no último episódio - violentíssima, como a série toda, aliás, repleta de assassinatos, estupros, maus tratos a escravos e plebe (principalmente às mulheres), lutas sangrentas em guerras homem a homem e uau, cenas de gladiadores (adoro) - me caiu uma ficha:

Ora que dona Agatha Christie se inspirou no assassinato de César para o crime de Assassinato no Orient Express! Espertinha. Pra ver como a realidade é sempre mais surpreendente e cruel.


7 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Eu fiquei o tempo inteiro esperando ele dizer a célebre frase. E nada. Fuén.

Essa série é uma das melhores coisas que vi na vida. Tudo é perfeitinho, o elenco é maravilhoso. Agora me diz o que é Tito Pulo? Vontade de levar pra casa.

xx

Caminhante disse...

Essa cena dele com a cara pintada de vermelho foi meio Eca pra mim. Eu li bastabte Agatha Christie uma época, mas nunca pude ler esse livro. Antes mesmo de sonhar que ele existia, já me contaram o fim. Deve ser um dos livros que as pessoas mais gostam de divulgar spoiler.

@tatals disse...

A série é foda, mas, posso falar? Fiquei esperando a frase. E embora Shakespeare tenha imortalizado o 'et tu', diversos autores afirmam que ele realmente disse algo, embora não haja consenso com as palavras exatas. Fez falta. Era o clímax!

Tina Lopes disse...

Fez falta mesmo, gente, mas sabe que eu achei que a interpretação do Ciaràn Hinds (meu deus, que véio é esse), o olhar dele, foi um ET TU perfeito? Ok, eu já sabia que ele não ia falar, hahahaah

Rubão disse...

Tina, depois que apresentei a série, Dona Meg virou fã. E acabei lhe dando as duas temporadas.

Bacana demais, né não? E cabe um monte de possibilidades e pontos de vista para análise. Uma, das que mais gostamos e que nunca havíamos cogitado, é o papel de Brutus na trama(aliás, o ator foi muito, muito feliz na interpretação): um sujeito dilacerado, perdido entre a honra, o dever e o sentimento.

Outra perspectiva que gosto muito é o poder das mulheres de Roma. Enfim, a série é duca. Pena que a cancelaram precocemente por falta de audiência (segundo li por aí).

E Dona Agatha não foi só lá no bardo no Expresso do Oriente, não. No último caso do Poirot, Cai o Pano, cita-se explicitamente a inspiração do livro e do assassino: Otelo.

Abs,
r

MegMarques disse...

Eu ia comentar, mas o Rubão chegou primeiro. Já vimos a série toda duas vezes. E ainda não cansei.

Tina Lopes disse...

Rubão, Meg, quando a gente se encontrar num boteco vamos dedicar pelo menos o tempo de um chope à nossa série, então, ai que delícia =)