quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Day 21: The best book you’ve read this year



O que me fez demorar tanto pra ler A Sangue Frio, de Truman Capote? Há anos já tinha me encantado com seu estilo em Bonequinha de Luxo. Agora só posso comemorar que ainda tenho muito a conhecer dele, incluindo sua biografia, porque você não passa pela leitura de A Sangue Frio sem querer detalhes desse trabalho exaustivo e absolutamente inspirado de descrever não só um crime, não só as vítimas e seus algozes, mas o clima e o sentimento de toda uma cidade, vizinhos, amigos, policiais, juízes, a época, o choque, os traumas individuais e coletivos. Tudo. Você respira o crime, vê com os olhos de cada um. É um livro aterrador, ou melhor, um relato impecável de um crime terrível, assim como foram as vidas dos criminosos, com os quais Capote chegou - alguns dizem que ultrapassou - ao limite de intimidade jamais antes ousado para criar sua narrativa. Não à toa, o autor sofreu intensamente para terminar sua obra, somente depois de a sentença de morte ter sido executada, quando finalmente se permitiu colocar o ponto final. Interessante que neste "romance de não-ficção", que mistura os fatos obstinadamente investigados à criação literária mais refinada, faça falta apenas um personagem: o próprio escritor, que em momento nenhum tem sua presença registrada.

Top 3 pro resto da vida, com certeza.

*Tradução Sergio Flaksman

8 comentários:

Rita disse...

Ta´bom, vou comprar.

Luciana Nepomuceno disse...

Ai, Tina, sua estante é uma lindeza (rá, a minha também, porque já está até chato todo dia eu vir aqui e dizer: ui, também gosto). A Sangue Frio me deixou completamente hipnotizada enquanto lia e absolutamente dolorida por um tempão depois.

Caminhante disse...

Eu acho que ele aparece sim. No final, quando fala de um "jornalista amigo" que ia visitar um dos assassinos (aquele mais bacana), eu entendi que era ele mesmo, sem querer assumir.

Tina Lopes disse...

Ah, sim, eu lembro, mas é uma citação super en passant, sendo que a relação deles foi super constante e certamente afetou a rotina dos dois criminosos (o 'mais bacana' é ótimo).

Palavras Vagabundas disse...

Tina,
gosto muito desse livro, mas acho que na época que li estava mais preocupada com o fazer do jornalismo do que o escritor por trás dele. Bom lembrar, vou reler!
abs
Jussara

Vivien Morgato : disse...

Até hoje uso alguns trechos e argumen tos dele pra combater a pena de morte.
bj

disse...

Puxa, desse livro eu nem lembrava mais! Me deixou aflita. Gostei muito. Bonequinha de luxo nunca li... bem lembrado, ta' anotado!

Deise Luz disse...

Tina, fui procurar por A Sangue Frio depois que li aqui no seu blog sobre ele. Adorei. Fiquei encantando assim que nem você. Acho que fiquei obcecada mesmo, não conseguia pensar em outra coisa, não tinha vontade de ler mais nada.

Logo depois de terminá-lo, fui ler Os Cães Ladram, do Capote também. Aí lembrei que você disse ter sentido falta da presença dele, enquanto personagem, no livro. Eu também senti, e um dos textos de Os Cães Ladram (que é uma coletânea de contos e textos curtos) é um relato das impressões de Capote sobre as filmagens de A Sangue Frio (a primeira versão pro cinema , da década de 60). Então vim deixar a dica: o nome do texto é "Fantasmas ao sol: a filmagem de A Sangue Frio". Está em Os Cães Ladram e está também em "Ensaios de Truman Capote", outra coletânea, lançada esse ano.

Gostei muito de ler porque matou um pouco a minha curiosidade sobre quais seriam as impressões de Capote sobre ter escrito o livro. Ele fala sobre as entrevistas dele com Perry e tudo mais. Enfim, fica a dica.

beijos.