sábado, 10 de setembro de 2011

Day 23: The book you’ve read the most times


Philip Carey é um amigo, um namoradinho, uma paixonite, um amor duradouro. De vez em quando, talvez a cada dez anos, releio um pouco sua vida. Ele nasceu na Inglaterra do começo do século XX, com um pezinho torto que sempre o incomodou; a mãe morreu cedo e foi criado por um tio pastor, boa pessoa, mas nunca soube lhe dar carinho. Cresceu com algum dinheiro pra estudar, mas não era pessoa de muito foco. Morou na Alemanha, na França, começou Medicina porém decidiu se dedicar à arte; também pensou em ser mero contador, depois voltou à Medicina. Conheceu Mildred, uma bitch - papel perfeito para Bette Davis, anos mais tarde - para quem deu amor, dinheiro e, acreditava, sua dignidade. Fez os amigos mais interessantes da Europa: pintores, escultores, médicos, malandros, comerciantes. Servidão Humana é um livro que não só carrego comigo, como também faço questão que todos leiam: já presenteei amigos com ele uma boa meia dúzia de vezes. Outro dia achei que ainda tinha um exemplar de capa dura porém não o encontrei - deve ter sido emprestado a longo prazo, mas já providenciei outro, num sebo. Gostaria muito que William Somerset Maugham tivesse encompridado um pouquinho mais a narrativa. Não que o livro não seja ótimo (pra quem curte os classicões, como eu): é que acaba e fico querendo saber como Philip está se saindo.


(Imaginei agora fazer com Maugham o mesmo que a vilã de "Misery", de Stephen King, faz com o autor de sua série literária favorita: prendê-lo e obrigá-lo a escrever mais sobre o personagem de sua obra-prima.)

Tradutor: Antônio Barata

4 comentários:

Vivien Morgato : disse...

Suas dicas são sempre preciosas pra mim e sempre anotadas.
O meu livro seria Os Maias e o Primo Basilio, que eu adorava ler durante toooda a adolescência. E tinha um detalhe, adorava ler comendo, assim, os livros estão em petição de miséria, uia.

Rita disse...

Pare de sugerir livro imperdível, Tina Lopes.

Não, não pare.

Viu o que vc faz comigo?

bj
Rita

Amanda disse...

E de quebra, endireitar o pezinho torto do moço, né?

Luciana Nepomuceno disse...

Eu apóio. Acho digno. partilha com as amigas o que você conseguir de letrinhas a mais?