terça-feira, 1 de novembro de 2011

Meme dos Filmes, Dia 1: Filme da Minha Vida

A gente não se aguentou e, depois da diversão e intensa troca de experiências que foi o meme dos filmes livros, eu, a Luciana, a Verônica e a Rita criamos um novo desafio pra durar um mês inteiro: o Meme Um Mês, 31 Filmes. Vamos todas começar juntas (a Rita diz que não, mas eu duvide-o-dó) e você, que me lê agora, fique à vontade pra dar um control C - control V na lista, de preferência dando o link do seu blog com sua participação nos comentários aqui. Bem, o começo é uma tremenda pedreira, então vamos logo a ele.


DIA 1 - Filme da Minha Vida

O que deve ser o tal "filme da vida"? Pra mim (e pode ser diferente pra você), é aquele que me marcou a ponto de querer ver mais e mais cinema. Que mostrou a importância, a beleza, as possibilidades da arte cinematográfica. Que me fez reconhecer o trabalho de atores, direção, roteiro; que me fez ir além do feijão-com-arroz das fórmulas simples de finais felizes, que me fez pensar e que, principalmente, me emocionou. Um filme que me tirou o sono, me levou a lembrar dos personagens, ou da situação, muitos dias depois de tê-lo assistido. Acho que é isso. E acho que o filme que me levou a me apaixonar por cinema, dentro desses critérios, foi Clamor do Sexo, de Elia Kazan, com Warren Beatty e Natalie Wood.

Clamor do Sexo - Splendor in the Grass (1961)





Não lembro muito de detalhes do filme. Mas quando o assisti, numa noite no comecinho dos anos 1980, fiquei embasbacada com tanta beleza e tristeza. Splendor in the Grass conta a história de dois jovens, pouco antes do crash de 1930, que tinham tudo para ficar juntos e serem felizes para sempre, não fossem seus pais, a repressão, as expectativas sobre eles, a ansiedade e, mais que tudo, o tal clamor do sexo. Warren Beatty, lindo demais, insatisfeito, perdido; Natalie Wood, uma princesinha de baile depressiva, sendo enlouquecida aos poucos pela mãe rigorosa. Mas o filme não é só o drama do casal; Elia Kazan sabia arrancar as melhores performances dos seus coadjuvantes, além de conseguir as tomadas mais românticas e angustiantes. Veja só: não lembro detalhes, mas só de fuçar no Youtube já fico com um nó na garganta. E não é pelo excesso de violinos...

A extinta sessão Cine Clube da Globo, a única que apresentava filmes clássicos legendados, tornou-se pra mim, a partir desse filme, uma obrigação e meu ponto alto da semana. Vários clássicos que vão surgir aqui neste meme saíram daquelas noites grudada na tv, no sofá mais próximo, para poder baixar o som na hora do intervalo - num tempo em que não existia controle remoto era preciso ser rápida pra não acordar o resto da casa. Nos registros que encontrei na internet, poucos, diz-se que a sessão acontecia aos domingos e segundas, mas lembro bem de aguardar as sextas para ver os filmes legendados - ah, a emoção de poder ouvir a voz dos atores! - porque era depois da meia-noite e eu podia acordar bem tarde no dia seguinte. Enfim.

Pra quem quiser acompanhar ou fazer igual, aí vai o cronograma completo do meme.

 UM MÊS, 31 FILMES
Dia 1 - Filme da Minha Vida

Dia 2 - Melhor sequência inicial e melhor sequência final

Dia 3 - Sessão da tarde Inesquecível

Dia 4 - Melhor diretor

Dia 5 - Atriz e ator preferidos

Dia 6 - Com o coração na boca (melhor suspense/terror)

Dia 7 - Comédia-tonta-que-não-prejudica-os-neurônios

Dia 8 - Filme Cebola (mais triste de todos)

Dia 9 - Filme mais romântico

Dia 10 - Guilty pleasure Melhor Filme de Guerra

Dia 11 - Melhor drama

Dia 12 - Melhor Ano da História do Cinema

Dia 13 - Maior roubada cinematográfica

Dia 14 - Batendo Papo (melhor diálogo)

Dia 15 - Melhor Horizonte (Fotografia inesquecível)

Dia 16 - Melhor-Durão-Que-No-Fundo-É-Coração-Mole

Dia 17 - Brasileirão

Dia 18 - Melhor Animação

Dia 19 - O melhor Faroeste

Dia 20 - Melhor comédia romântica

Dia 21 - Preto no Branco (Melhor Noir)

Dia 22 - So you think you can dance (melhor musical)

Dia 23 - Melhor DR

Dia 24 - Melhor par romântico

Dia 25 - Meu Vilão Favorito nos Filmes

Dia 26 - Unha e Carne (Melhor Amizade)

Dia 27 - Porrada (melhor cena de violência)

Dia 28 - Quente e Úmido (melhor sequência de sexo)

Dia 29 - Saída pela Esquerda (melhor sequência de perseguição)

Dia 30 - Nunca mais (filme mais traumático)

Dia 31 - Minha Vida em 3 sequências





10 comentários:

Caminhante disse...

O meme está ótimo, adorei todos os critérios. E descobri que não tenho filme de mi bida. =S

Ânderson luiz disse...

Esse é de cortar o coração. Vi pela primeira vez nesse ano.

Juliana disse...

jamais poderia fazer um meme desses. hehehe sou uma é de chuchu pra filmes.

nunca tinha ouvido falar no filme que vc citou. tô vendo que ,com vc e a luciana, vou conhecer um bocado de cinema. beijinhos

Juliana disse...

*picolé de chuchu

Luciana Nepomuceno disse...

Tina, se demorei a chegar foi procurando esse texto (link no fim), que eu sabia que havia, mas dele nada lembrava de palavra exata para googlar, só o sabia de sentir e concordar e pensar: sim e sim e sim, não é um filme de adolescentes e sexo e depois a vida. Não. È um filme sobre o Amor, assim, de A maiúsculo. É um filme sobre o Não e sua reverberação. Já faz tempo escrevi a um que tinha sido em mim: - há coisas que não podem ser ditas e coisas que não devem ser ditas. As que se seguem são do tipo que não pode ser dito porque isso de dever ou não fica pra você- Foi só ao escrever isso que eu pude saber toda a Deannie Loomis.

Lindo post, lindo mesmo.

http://focorevistadecinema.com.br/FOCO1/benard-clamor.htm

caso.me.esquecam disse...

opa, sinto que esse meme me dara a chance de conhecer a bons filmes. hohoho

Verônica disse...

Tina,
ainda não vi esse filme, mas tô procurando pra baixar agora.
=**

Rita disse...

E você já começa arrebentando, né, Dona Tina? Como não querer DEMAIS ver esse filme agora, heeeinnnn?

E não vem que não tem, vou lá meter o bedelho de vez em quando no blog da musa Lu porque, né, quem resiste. Mas em respeito ao meme belíssimo que vocês vão desenrolar lá e cá, vou guardar minhas obviedades bem quietinhas.

Beijão!
Rita

marina w. disse...

menina, é muito difícil! tem que ter muita memória pra algumas perguntas!
:O

(L)

Augusto Arbustus disse...

Se já é difícil fazer um TOP 5 dos filmes da minha vida, escolher um único filme é missão quase impossível. Todavia, usando o critério da Tina (que levou em consideração o filme que lhe vez despertar o amor pelo cinema), eu cravo o meu voto para "A noite americana" do Truffaut, que não é simplesmente um fime, mas sim uma declaração de amor ao cinema.