domingo, 6 de maio de 2012

Lição para a vida

Foram seis anos de espera. Pouco depois de comprar a casa, fomos a uma floricultura e, além de plantas, flores e ervas, trouxemos uma mudinha de ponkanzeira pé de ponkan. Minha infância teve uma ponkanzeira um pé de ponkan gigantesco que dava as ponkans maiores e mais doces, queria muito uma árvore igual de novo. Era tão alta que precisávamos de uma vara, praticamente um equipamento, para retirar as mais maduras lá de cima: dois bambus gigantescos, unidos por arames, com um gancho na ponta. Porque quando elas caíam, de maduras, rachavam e se abriam no chão de barro. Tirávamos baciadas de ponkans para a família.

Mas a nossa  plantinha demorou pra crescer. Ficou anos e anos naquela forma de muda. Nem a mão verde do seu Cido, o jardineiro que vem cuidar do quintal e do jardim uma vez por mês, fazia milagres com a ponkanzeira.

Até que nesta semana Mr. Lopes veio rindo de uma de suas vistorias pela propriedade, com o primeiro fruto de nossa ponkanzeira nosso pé de ponkan na mão.

Um lindo limão.

Daqueles caipiras, mesmo.


Então fica a lição de vida pra semana. Se a vida te dá um limão, espera a estação certa e compra ponkan no mercado.



PS: há controvérsias sobre a grafia correta, podendo ser também poncan, poncã. Sò não ousem chamar nem de mexerica, nem de tangerina e, muito menos - olha a heresia - de mimosa.  
PS 2: não existe ponkanzeira, é pé de ponkan. Mas eu chamei de ponkanzeira a vida toda.

 

12 comentários:

Caminhante disse...

Hahahahahaha, excelente!

::Fer:: disse...

"espera a estação certa e compra ponkan no mercado" É isso aí! Sejamos práticos.

Didi disse...

Ótimo!

Rita disse...

Ainda bem que você botou esse p.s. aí pra eu pelo menos saber do quer você tava falando. Ponkan quem?

:-)

Bj
Rita

Luciana Nepomuceno disse...

amei. vivo indo ao mercado ;-)

Táus disse...

Hahahahaha! Tô rindo demais! Isso aí é minha cara, porque minha vida é murphyficada assim.

Sobre a grafia, eu fico com a original, 'ponkan' - apesar de que 'poncã' também é aceitável. Já 'poncan' é mistura demais pro meu gosto. Haha.

MegMarques disse...

HAHAHAHAHHA

Patricia Scarpin disse...

Ter um pé de limão em casa é um sonho da minha vida, sabia? ♥

Cristiane Rangel disse...

E eu que essa semana, pela primeira vez, comi mimosa (daquelas mimosas mesmo, fedidinha) do pé que plantei há quase 10 anos???? Pois, meu irmão mora na casa agora e mandou pra mim.

Isa disse...

aqui também sempre foi pokanzeira: aquela árvore do fundo do quintal da Vó Vandeca <3

Anônimo disse...

Tina, esse fim de semana meu filho Matheus e o amigo dele pegaram um limão cada um e chuparam, pensando que era ponkan. Isso pq ele tá careca de saber q o pé é de limão caipira, não de ponkan. Mas enfim. Ele tá resfriado e limão é vitamina C. Lição pra ele: se a vida te der um limão e vc pensou que era ponkan, chupe estando azedo mesmo que pra alguma coisa vai servir ;o)
beijo
Bia

Anônimo disse...

correção: escreve-se "poucanzera" no meu dicionário . bjo ermã