sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Zupa

Ontem fiz uma sopa tão, mas tão boa, que tenho que compartilhar a receita. Pra me exibir. E pra botar na cabeça que é só isso que vou comer à noite, regiminho básico como sempre, rumo aos menos 9kg em 2009. Olha só (com todo respeito, Pati).

Sopa de legumes e frango

1/2 peito de frango
1/2 caldo de frango zero gordura
um pedação grande de abóbora (tipo 1/4 de uma média) picada em pedaços grandes
duas abobrinhas médias, em pedaços pequenos
uma cenoura grande, em pedaços grandes
4 batatas médias, cortadas ao meio
cebola picada
cebolinha e salsinha picadas

Como fazer: refoga com azeite ou óleo o frango (picadinho, ou desfiado, se preferir) com a cebola e o caldo de frango pra começar; depois que o frango e a cebola estiverem tostadinhos, inclua as batatas. Mexa bem. Ah, faça tudo isso numa panela de pressão, se estiver com fome (fica pronta nuns 20 minutos). Depois que a batata estiver meio cozida, inclua os demais legumes. Vai mexendo pros legumes pegarem bem o gosto do frango, coloque água até cobrir tudo, feche a panela e deixe no máximo dez minutos depois que pegar pressão. Abra a panela, não se queime, retire os pedaços grandes dos legumes (batata é legume? bem, elas vão junto) e leve ao liquidificador, com um pouco da água. Bata bem, se quiser uma sopa bem cremosa. Devolva essa papa à panela que está com a água restante, os pedaços de frango e abobrinha, daí finalmente inclua os temperos verdes, mas não deixe que fiquem tempo demais no fogo alto pra não perderem o sabor. A idéia é que a sopa fique laranjadinha, da abóbora e cenoura, mas com pedaços grandes de abobrinha, pra não parecer sopa de hospital. Cuidado pra não botar o frango junto no liquidificador - frango líquido é uma coisa meio nojenta. Só ponha sal depois dos temperos, e aos poucos. Eu gosto de colocar a pimenta direto no prato, porque a Nina não pode comer pimenta. Mas não cairia mal um dedinho de moça picado lá no começo.
Tem a versão mandioca, com carne, que é a mesma coisa. Só não põe a mandioca no liquidificador porque vira uma cola; tem que amassar com o garfo.
Ui, delícia. Com vinho, então. Pra brindar ao nosso verão.

Um comentário:

Patricia Scarpin disse...

Ah, vou passar aí pra jantar. E dobre a receita, porque vou repetir o prato. Com pimentinha do reino por cima, hum!