quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ensaio sobre a vesguice

Fui no oftalmologista hoje. Novinho - não confio muito. Última vez que tinha ido consultar as vista foi há uns oito anos. Fui lá reclamando que quando ponho o óculos, prescrito há quase uma década, portanto, enxergo tudo meio nublado - portanto, meu grau que era pouco deve ter aumentado.
A consulta demorou exatos 5 minutos.
Antes, fiz dois exames com uma mocinha, em aparelhos. Puff, um ventinho, mediu a pressão ocular. No outro, olha pra árvore do desenho, mediu o grau. Essa deve ser uma técnica optometrista, não é? Sempre lembro que era a profissão da personagem da filha negra em Segredos e Mentiras.
Acontece que minha hipermetropia regrediu. Sem contar que o óculos tinha quase um grau de miopia. Ou seja. Ou eu tive miopia fraca e não lembrava disso, pois meu histórico é outro, ou fizeram as lentes erradas. E eu usando esse tempo todo.
Bem. Na verdade, quase não uso. O doutor me mandou voltar daqui a dois anos, quando tiver 40.
Eu ainda ia contar aqui, com mais cuidado, do Dr. José Hamilton, meu oftalmo da infância. Que ele era carinhoso e ao mesmo tempo, dava croques na cabeça. Em cima das presilhinhas. Que ele era vizinho do meu avô, e o vô juntava folhas dos pinheiros gigantes que tinha no jardim, da romãzeira, dos limoeiros, da figueira, e queimava tudo. E o Dr. José Hamilton ia lá reclamar com meu vô, afinal, ali do ladinho tava cheio de paciente com as pupilas dilatadas, fumaça não é boa coisa. E eu era vesga quando era criança; um dos meus olhos escapava pra fora (não era vesga de se imitar botando os olhos pra dentro, na direção do nariz, ufa). Doutor José não quis me impor o tapa-olho, me convenceu a fazer exercícios com o dedo indicador, afastando-o e aproximando-o dos olhos, todo santo dia. Até que a vesguice passou.
Daí me deu uma saudade. Deixa pra lá.

5 comentários:

lola aronovich disse...

Que bom que vc "curou" a vesguice com exercícios.
E que é isso de consulta de 5 minutos? Eu desconfio disso.
Preciso ir ao oftalmo pra fazer óculos de leitura. Tô ficando velhinha, e ver algumas letras já não tá mais fácil como era antes... Acho que todo mundo passa por isso depois dos 40 e poucos.

Dagwood disse...

É, o filhote era como vc... está melhorando, acho.

Mas, no final, é para parar de usar os óculos?

Anne disse...

Eu também curei minha vesguice com exercícios!! só que tinha que ir no consultório fazer o coelhinho entrar na toquinha e coisa do gênero, num aparelho esquisito.
=^.^=

Tina Lopes disse...

Ah, Dag, dessa vez não fui nem um pouco clara, né? É pra largar, já tava vencido mesmo.

Mariana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.