sábado, 29 de setembro de 2012

Três pilares, uma Nação

Ontem eu aprendi quais são, de acordo com um prestigiado historiador cujo nome agora me escapa (depois pego minhas notas e complemento aqui), os três pilares da sociedade francesa, aquilo que forma o estilo de vida francês:

1 - O Código Napoleônico — a sua Constituição, que os torna todos iguais perante a lei;
2 - A escola pública laica, obrigatória e, claro, gratuita (a professora bem lembrou aquela fala do Raí, quando era astro do Paris Saint German, sobre sua felicidade em ter a filha e a filha da faxineira estudando na mesma escola).
3 - Os trens — o sistema férreo que liga o país todo.

Ainda bem que eu segurei a língua e não chutei: 1) o queijo 2) o vinho 3) a baguette.



5 comentários:

anouska disse...

Por mim, só essas três aí já seriam suficientes. Tina, compramos!!! Chegamos em Parri dia 3/02. Agora vamos ver a hospedagem, mas provavelmente vamos ficar num apê no Marais. Yeah!!! \o/

luke disse...

HAHAHA <3
e o petit gateau? #formiga

Guilherme disse...

O maior pilar da cultura francesa é a manteiga!

Nina disse...

Mas e o croissant?
Abraços!

Rita disse...

Putz, pois é, não é o croissant??

Gente, que coisa.