Sou apaixonada por Clint Eastwood desde criança. É meio que uma tradição de família, inclusive entre os machos. Vi tudo que ele fez, praticamente, dos faroestes, sessões da tarde com cadilacs cor-de-rosa e fugas em ônibus, até suas obras-primas na direção. De alguns filmes eu não gosto, e boto a culpa no roteirista piegas - o dos astronautas, o Menina de Ouro (me desculpem os fãs, mas é muito previsível). Gosto dele como ator também, porque é a personificação desse sub-gênero: o durão-que-no-fundo-é-coração-mole. Como já lembrou a Luciana em outro item do meme, Sergio Leone disse que ele tem apenas duas expressões faciais: "Uma com o chapéu e outra sem ele". Em parte é verdade. Mas há muitos filmes em que Eastwood sutilmente desmonta essa teoria pândega. Ele não chora, mas fala com um nó na garganta que te dói, como na última cena deste filme subestimado e que é um de meus preferidos: Coração de Caçador - White Hunter, Black Heart (lindo título), dirigido por ele, que também atua como John Wilson, um diretor de cinema americano que resolve rodar um filme na África e acaba se dedicando à caça de elefantes - reconheceu a história? O roteiro é baseado no livro de Peter Veirtel sobre as aventuras do diretor John Huston antes das filmagens de Uma Aventura na África. É cinema em cima de cinema. Não sei se a cena em destaque aqui também aconteceu com Huston, mas bem que eu gostaria. A transcrição desse trecho, belíssimo, irônico, constrangedor, está neste link.
8 comentários:
Também gosto bicho e do subgênero. Tanto que Meg entrou na igreja ao som de Era uma vez no oeste.
Sobre o Clint, não há olhar mais áspero e duro em todo o cinema.
Agora, não conhecia o filme. Valeu demais pela dica, vou pesquisar!
r
Fiquei com vontade de ver o filme! Amo cinema sobre cinema.
(também não gosto de Menina de Ouro)
Tietagem? trabalhamos. Então, o Clint como diretor é como o WA, mesmo os filmes mais fracos me parecem superiores à média. São fracos pro que eu espero deles (e é assim o Menina de Ouro, por ex. ou Invictus (a direção de atores é brilhante, mas o resto é meio blé).
Ele na frente da câmera? ai, jisuis Gosto muito, até as coisas meio cafonas como Dirty Harry. Tudo de faroeste e afins.
E cinema sobre cinema é o crème de la crème, né?
Eu acho que as outras foram ingênuas. É óbvio que você sugeriu essa categoria só pra colocar o Clint.
hahahaahahah opa Caminhante! imaginaaaa (como a Lu escolheu a categoria do melhor ano...)
Meu Clint é Gran Torino. <3
bj
Rita
(Fooi, sim, Caminhante!)
Parabéns!!!! Voce não só conhece como ama Coração de Caçador. Lembro que foi esse filme que quebrou o preconceito da critica de uma vez. Perceberam o óbvio: que ele era não só o último dos John Waynes, era também o último dos John Hustons. Eu adoro Clint desde o filme do orangotango!!!!!
eu nao conhecia esse coração de caçador. Vou baixar pra ver.
Postar um comentário