domingo, 20 de novembro de 2011

Dia 18: Melhor Animação

Não dá pra não fazer um top 3, apesar de a primeirona, a que eu mais amo, a que sempre paro pra dar uma olhadinha - e que quase me faz chorar, toda vez - é Procurando Nemo, aquele tipo de animação que é mais pros adultos que pras crianças, apesar de também ser perfeito pra elas. A busca desesperada do pai Marlin, a amizade dele com Dory e de Nemo com seus colegas de aquário, as citações cinematográficas, as tiradas inteligentes e o texto que não subestima seu público são a prova de que, realmente, as animações têm sido as melhores superproduções do nosso tempo. Além disso rola uma super identificação minha com a Dory (na distração, não na sabedoria, doçura etc.).



Imediatamente em seguida na lista vem o fantástico A Viagem de Chihiro, que me lembra vagamente algumas animações que vi quando criança, em sessões da tarde muito loucas das extintas tvs Tupy ou TVS,  vá saber. Amo a estética e as lições orientais. Mas confesso: Nina, com sete anos, entende muito mais essa história do que eu - tanto é que temos o dvd e ela "precisa" revê-lo pelo menos uma vez por mês.





E finalmente, não sem dor no coração por não citar as princesas favoritas (Anastasia,  Jasmine, hohoho).... ele é um panda e luta kung fu. Não tem como ser mais legal. Vimos na sexta Kung Fu Panda 2 com alívio, porque é tão fofo, divertido e, por que não, emocionante como o primeiro. Veja que estes três filmes "conversam" muito entre si, falando de crescimento pessoal, ética, amizade e tudo o mais. Ops, tenho que devolver o dvd na locadora... com multa, claro. ¬¬



E mais uma vez parabenizo os ótimos dubladores brasileiros, com exceção dos milionários que se acham artistas, metem o narigão onde não são chamados e estragam um ou outro personagem (sim, é com você, Luciano Huck, te odeio por estragar Enrolados, atenciosamente, Cristina). 

9 comentários:

Luciana Nepomuceno disse...

Baby, amo todos, como pode ter tanta animação boa assim? (ai, Anastasia).

Deise Luz disse...

Imperdoável o Luciano Huck em Enrolados. Filme lindo como aquele não merecia isso.

(Jasmine <3 <3)

Ana disse...

Adorei o post, Procurando Nemo também é o meu desenho favorito, eu adoro o Andrew Staton. Confesso que comprei a Viagem de Chihiro para mim (e nem disfarcei que era para a filha!). O que fizeram com Enrolados deveria dar dez anos de cadeia para os envolvidos e sem atenuantes!

Juliana disse...

ah, eu não consigo gostar de Nemo. Tenho problemas? =)


Eu consegui abstrair o huck em Enrolados e chorei rios na cena da lanternas.

Rita disse...

O fato de eu e tanta gente ter se emocionado demais na cena das lanternas em Enrolados é a prova irrefutável de que o filme é maravilhoso e que supera a irritação causada pela dublagem que ninguém merecia. Assino com você, Tina.

Nemo é amor pra vida inteira e foi meu favorito até ver Como Treinar Seu Dragão, MAS: ainda não revi Nemo depois de ter visto Como Treinar Seu Dragão três vezes seguidinhas. Então pode ser que eu volte atrás depois de rever Nemo e dizer, de novo, Nemo is the best. Amo tudo, tudo, os tubarões, a adorável Dori-cotinue-a-nadar, as tartarugas australianas, a detestável menina no dentista, as gaivotas!! e, claro, a frase que tudo encerra "now, what?" - né? a história da humanidade.

bj, graaande escolha

Rita

Sheyla disse...

Tina,
Acompanhei seus memes de livros e agora acompanho o de filmes. Confesso que quero ser como vc quando crescer...tenho tanto para ler e assistir! rsss
Me senti encorajada a comentar este post, pois tenho uma dupla de 6 anos e assisto a todos os filmes de animação do planeta! Amei Nemo, sem dúvida um dos meus preferidos, mas Enrolados...achei perfeito! Adoro a crise que a Rapunzel tem quando sai da torre. Ela fica radiante, triste, preocupada, feliz, deprimida, tudo ao mesmo tempo. E a cena das lanternas...show.
Um que eu gosto muito e quase ninguém comenta/lembra é UP. Não sei se é porque acho o "vovôzinho" parecido com o meu avô e aí rola uma identificação intensa com o filme...mas o acho comovente.
Parabéns pelo blog. Adoro. Sinto falta dos posts da Nina!

Tina Lopes disse...

Oi, Sheyla, que legal, obrigada! Adoro, adoro, mesmo, Enrolados. Da primeira vez que assisti, no cinema, não me incomodei com a voz do cara, mas depois, em casa, aquilo me irritou muito. Mas como não vejo os programas de tv, não chega a estragar. O chato é escolher um só, tanto é que saiu esse top 3. Eu acho que Nemo tem uma coisa importante que é a identificação com o Marlin - pra mim, claro.
E eu não vi UP ainda! Nina viu no cinema, com o pai. Acho que o padre voador aqui do Paraná me influenciou, hahahah. A Nina continua aprontando mas eu fico com vergonha de encher o blog de corujice, tenho contado as histórias no twitter. Vou tentar corrigir isso e fazer um "melhores momentos", hehehe. Bjk!

paulo manoel antonio disse...

DUMBO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
WALL E, PROCURANDO NEMO, PETER PAN e O CASTELO DE CHIHIRO.
PS: sei que não vale, mas nada é melhor que PAPA-LÉGUAS E O COYOTTE!

Augusto disse...

Monstros S.A. é tão bom que consegue ser melhor do que o primeiro do Shrek.