O meu caro amigo-bombeiro-cinéfilo @agaldinorod bem que protestou lá no Facebook: esse item deveria ser "A Melhor Comédia". Bem, é como se fosse, porque há ótimas comédias e há comédias que ofendem a nossa inteligência - vide aquelas em que policiais se transformam em velhas gordas ou o ladrão anão que se faz passar por bebê. Não, eu nunca as assisti, tenho preconceito mesmo, assumo: só vi as chamadas na tv.
Então vou direto na que acredito ser uma obra-prima da comédia universal: A Vida de Brian, do grupo inglês Monty Python. Alguém ainda não conhece? É um clássico das tardes de Páscoa aqui em casa. Brian nasce na manjedoura ao lado da de Jesus - o que já começa confundindo os reis magos. A mãe de Brian é Terry Gilliam, o futuro diretor de "As Aventuras do Barão de Munchausen".
Brian e Jesus crescem e não se encontram, mas várias vezes o confundem com o Messias - que podemos ver no Sermão da Montanha. Pena que a platéia não o possa ouvi-lo. "Bem aventurados os queijeiros? O que há de tão especial nos queijeiros?", pergunta uma mulher "Bem, não é tão literal, ele se refere a todos os produtores de derivados de leite".
"Uma esmolinha para um ex-leproso", pede o ator que faz o gago de Um Peixe Chamado Wanda: porque ele foi curado por Jesus e perdeu sua fonte de renda.
Tem ainda a Frente Libertadora da Judéia e ah, como eu já frequentei reuniões parecidas com as deles. Tem os apedrejamentos, aos quais as mulheres são proibidas de frequentar e por isso recorrem às barbas falsas.
E ainda tem o Pôncio Pilatos de língua presa. Aviso: o humor é inglês.
9 comentários:
Filme genial, sem dúvida. E humor inglês é que pega, rs.
Concordo! A vida de Brian é a melhor comédia já feita.
Mas deixo aqui uma menção honrosa para "O incrível exército de Brancaleone". Muito bom!
Ai, nem me fale, Guto, tô esperando que alguém cite o Brancaleone, me doeu o coração...
Olha, isso é covardia...você driblou o tema, néam? Comédia-TONTA...quede a tontice em A Vida de Brian? ;-)
Lu, mas tem algo mais tonto que Monty Python? =O
concordo com a Lu, Monty Python nao vale, não é comedia tonta, comédia tonta pra mim me vem a mente , sei lá, mike myers (ai ja alcancei vcs no meme)
Esse tópico tá uma comédia! Todo amor eterno dos mundos para A Vida de Brian. E amooooooo humor inglês. Sou dessas.
bjs
Rita
Ah, eu rio muito na última cena, com o povo pregado na cruz e cantando aquela musiquinha alegrinha: olhe sempre o lado bom da vida!
Postar um comentário