terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dia 7: Comédia-tonta-que-não-prejudica-os-neurônios

O meu caro amigo-bombeiro-cinéfilo @agaldinorod bem que protestou lá no Facebook: esse item deveria ser "A Melhor Comédia". Bem, é como se fosse, porque há ótimas comédias e há comédias que ofendem a nossa inteligência - vide aquelas em que policiais se transformam em velhas gordas ou o ladrão anão que se faz passar por bebê. Não, eu nunca as assisti, tenho preconceito mesmo, assumo: só vi as chamadas na tv.

Então vou direto na que acredito ser uma obra-prima da comédia universal: A Vida de Brian, do grupo inglês Monty Python. Alguém ainda não conhece? É um clássico das tardes de Páscoa aqui em casa. Brian nasce na manjedoura ao lado da de Jesus - o que já começa confundindo os reis magos. A mãe de Brian é Terry Gilliam, o futuro diretor de "As Aventuras do Barão de Munchausen".

Brian e Jesus crescem e não se encontram, mas várias vezes o confundem com o Messias - que podemos ver no Sermão da Montanha. Pena que a platéia não o possa ouvi-lo. "Bem aventurados os queijeiros? O que há de tão especial nos queijeiros?", pergunta uma mulher "Bem, não é tão literal, ele se refere a todos os produtores de derivados de leite".

"Uma esmolinha para um ex-leproso", pede o ator que faz o gago de Um Peixe Chamado Wanda: porque ele foi curado por Jesus e perdeu sua fonte de renda.

Tem ainda a Frente Libertadora da Judéia e ah, como eu já frequentei reuniões parecidas com as deles. Tem os apedrejamentos, aos quais as mulheres são proibidas de frequentar e por isso recorrem às barbas falsas.

E ainda tem o Pôncio Pilatos de língua presa. Aviso: o humor é inglês.


9 comentários:

Nicolau disse...

Filme genial, sem dúvida. E humor inglês é que pega, rs.

Augusto Arbustus disse...

Concordo! A vida de Brian é a melhor comédia já feita.
Mas deixo aqui uma menção honrosa para "O incrível exército de Brancaleone". Muito bom!

Tina Lopes disse...

Ai, nem me fale, Guto, tô esperando que alguém cite o Brancaleone, me doeu o coração...

Luciana Nepomuceno disse...

Olha, isso é covardia...você driblou o tema, néam? Comédia-TONTA...quede a tontice em A Vida de Brian? ;-)

Luciana Nepomuceno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tina Lopes disse...

Lu, mas tem algo mais tonto que Monty Python? =O

ludelfuego disse...

concordo com a Lu, Monty Python nao vale, não é comedia tonta, comédia tonta pra mim me vem a mente , sei lá, mike myers (ai ja alcancei vcs no meme)

Rita disse...

Esse tópico tá uma comédia! Todo amor eterno dos mundos para A Vida de Brian. E amooooooo humor inglês. Sou dessas.

bjs
Rita

MegMarques disse...

Ah, eu rio muito na última cena, com o povo pregado na cruz e cantando aquela musiquinha alegrinha: olhe sempre o lado bom da vida!